Você sabe por que o gelo queima na pele?

Você sabe por que o gelo queima na pele?

Todo mundo já passou por isso, seja tirando gelo das bandejinhas de dentro do freezer ou pegando de uma Máquina de Gelo Everest. Você certamente já se perguntou (ou ouviu o filho, quando entra na fase dos “porquês”, perguntar) “por que o gelo queima a pele?”. Então vamos dar uma de Superinteressante e tentar esclarecer essa curiosidade!

Vamos relembrar um pouquinho as nossas aulas de química! Sabemos que um gelo normalmente tem sua temperatura constate de 0 grau. Nossa pele, porém, é bem mais quente, com uma temperatura média de 36 graus. Quando o gelo entra em contato com a pele, ocorre um choque térmico!

O gelo, mantido sobre a superfície cutânea, ativa receptores de temperatura e os responsáveis por transmitir mensagens de dor, e é por isso que sentimos uma queimação.

Como uma resposta a essa agressão, nosso corpo dilata pequenos vasos sanguíneos, aumentando a irrigação local. Essa é a forma do nosso corpo tentar reaquecer a região, chamada hiperemia. Por isso que a pele fica avermelhada.

Este fenômeno não provoca uma queimadura de verdade e pra valer, apenas nos passa a sensação de que o gelo queima a pele. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar e pode tranquilamente dar uma olhada na linha de Máquinas de Gelo Everest!


fale conosco